Esportes Titulo
Morte súbita de jogador húngaro do Benfica segue misteriosa
Do Diário OnLine
Com Agências
27/01/2004 | 01:31
Compartilhar notícia


Foto: AFP A morte súbita do atacante húngaro Miklos Fehér, 24 anos, continua envolta em mistério. O departamento médico do Benfica, clube que ele defendia, informou inicialmente que o atleta sofreu uma parada cardiorrespiratória seguida de trombose pulmonar. Mas a autópsia promovida pelo hospital que o atendeu não foi conclusiva. Novos exames serão realizados para avaliar as causas reais do óbito.

Miklos Fehér, titular do Benfica e da seleção húngara, passou mal nos descontos da partida em que o time de Lisboa derrotou o Vitória de Guimarães por 1 a 0, na noite de domingo. Aos 47 do 2º tempo, logo depois de levar um cartão amarelo, Fehér apoiou as mãos nos joelhos e despencou no gramado. Os médicos do Benfica ainda conseguiram reanimá-lo no campo, com massagem cardíaca, mas Fehér morreu assim que chegou ao Hospital da Senhora da Oliveira (em Guimarães).

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, o hospital informou que não foram encontradas "lesões que macroscopicamente revelassem" a causa da morte.

Dezso Lejko, que já foi médico da seleção da Hungria, afirmou que o atleta não tinha problemas crônicos no coração. "Conhecia Fehér há mais de quatro anos, primeiro enquanto jogador das seleções inferiores e depois como profissional, e ele nunca teve problemas cardíacos", revelou.

O zagueiro brasileiro Argel (ex-Santos e Palmeiras), colega de Fehér no Benfica, mostrou-se surpreso e inconformado com a morte do amigo. "Ele é um jogador forte, alto. Tem um tipo físico forte. Nunca teve uma tontura, nada", afirmou o jogador, em entrevista à TV Record.

Tragédia - O clube português está de luto. O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, enviou uma mensagem de condolências pelo "trágico falecimento" do atacante. O site do Benfica registrou mensagens de condolências provenientes do mundo todo.

O velório de Fehér levou ao estádio da Luz milhares de torcedores, políticos, dirigentes e atletas de outros clubes portugueses. A urna funerária com o corpo do húngaro levava bandeiras do Benfica e da Húngria, além da camisa 29 usada pelo jogador. Sob uma enorme salva de palmas, o caixão foi carregado pelos colegas Hélder, Nuno Gomes, Zahovic, Bossio, Argel, Miguel e Simão Sabrosa.

O corpo de Fehér será velado no estádio da Luz até quarta-feira, quando acontece o funeral, em Gyor – cidade natal do atleta húngaro.

Histórico - Um caso recente de jogador que morreu em pleno campo, vítima de um mal súbito, envolveu o atacante camaronês Marc-Viven Foe. Em 28 de junho de 2003, durante o jogo Camarões x Colômbia (pela Copa das Confederações), Foe desmaiou de repente e morreu logo que chegou ao hospital.

Os laudos sobre a morte de Foe demoraram a chegar a uma conclusão, mas ficou constatado que o camaronês sofria de um problema hereditário do coração – moléstia que teria provocado a morte do atleta.

Portugal também já teve outra tragédia semelhante à de Fehér. Em 1973, Pavão, atleta do Porto, desmaiou no campo aos 13 minutos do jogo entre o Porto e o Vitória de Setúbal, pela 13ª rodada do Campeonato Português. O caso de morte súbita de um atleta, inédito até então, chocou Portugal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;