Internacional Titulo
Talibã nega autoria de atentado; Hezbollah não comenta
Do Diário OnLine
Com Agências
11/09/2001 | 18:17
Compartilhar notícia


O Talibã, grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998, condenou os ataques terroristas contra os Estados Unidos nesta terça-feira. Segundo o embaixador do Talibã no Paquistão, Abdul Salam Zaeef, os atentados podem ser classificados como terroristas e devem ser investigados. "Queremos dizer ao povo americano que o povo afegão sente sua dor. Esperamos que os terroristas sejam detidos e levados à Justiça", disse.

Embora o terrorista saudita Osama Bin Laden, apontado como principal suspeito pelo atentado nos Estados Unidos, esteja refugiado em território afegão, o grupo garantiu que não tem relação com os crimes e até mesmo chegou a defender Bin Laden. "Osama é apenas uma pessoa, não tem meios de levar a cabo atividades desse tipo", acrescentou o diplomata., completou.

Osama Bin Laden é considerado pelos talibãs como seu "hóspede" de honra, há cinco anos. Os talibãs negaram-se sistematicamente a extraditar o terrorista, apesar da insistência dos EUA, que chegaram a oferecer recompensa pelo saudita. “Seria um grande erro para os Estados Unidos atacar os interesses de Bin Laden no Afeganistão”, afirmou o embaixador.

"Não autorizamos Osama Bin Laden a utilizar o Estado do Afeganistão contra qualquer outro Estado. Temos seus meios de comunicação sob controle e não tem estado em contacto com ninguém", explicou.

Hezbollah — O movimento xiita libanês Hezbollah negou-se a comentar a ação. "Não temos nada a dizer sobre este tema", declarou umm porta-voz da organização integrista, que liderou a luta contra a ocupação do sul do Líbano por Israel até a retirada das tropas israelenses em maio de 2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;