Internacional Titulo
Prostitutas fazem congresso internacional no Peru
Da AFP
23/09/2004 | 21:52
Compartilhar notícia


Prostitutas do Brasil e de outros cinco países da América Latina iniciaram nesta quinta-feira, em Lima, capital peruana, um encontro internacional. Elas buscam o reconhecimento de seus direitos e lutam contra as perseguições e explorações que sofrem.

O congresso, denominado Encontro Internacional de Líderes Trabalhadoras do Sexo, começou discretamente em um hotel de Lima, com a presença de delegadas do Brasil, Argentina, Equador, México, Chile e Peru.

Um dos objetivos do encontro é formar uma frente internacional de profissionais do sexo, a fim de defender as prostitutas contra os constantes abusos que sofrem em todos os países da América Latina.

"Já existe uma Rede Latino-Americana de Trabalhadoras do Sexo, que reúne diversos sindicatos criados nos últimos anos", disse uma porta-voz da Associação de Trabalhadoras do Sexo Miluska: Vida e Dignidade, entidade peruana organizadora do evento.

"Há uma grande carga social e moral que pesa sobre as trabalhadoras do sexo", disse a delegada peruana, denunciando que as profissionais do sexo são freqüentemente chamadas de "putas ou rameiras". Ela defendeu que “as trabalhadoras do sexo exercem um trabalho como qualquer outro, e não devem ser chamadas por nomes pejorativos”.

Outra delegada lembrou que a prostituição está ligada diretamente à pobreza. "É uma questão de sobrevivência, porque não há outra opção. É uma conseqüência direta da pobreza", declarou. E ela prosseguiu: "se as trabalhadoras do sexo pudessem fazer outra coisa, certamente não estariam nessa profissão, mas a maioria é empurrada pela falta de emprego e a situação gerada pela crise econômica na América Latina".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;