Política Titulo
Lula aceita prévias, mas evita debate com adversário
Das Agências
15/12/2001 | 18:26
Compartilhar notícia


Luiz Inácio Lula da Silva foi convencido pelos companheiros de que, diante do "fator Suplicy", não há outra saída a não ser entrar na prévia para a indicação do candidato do PT à Presidência. Mas já avisou que não participará de debates com nenhum adversário petista. Seu argumento: o 12º Encontro Nacional do PT, que termina neste domingo, em Olinda (PE), aprovará as diretrizes do programa de governo para a eleição e, a partir daí, o pré-candidato terá de defender a plataforma do partido.

"Vou debater o quê?", perguntou Lula, durante reunião com 30 dirigentes de várias facções. "Vocês podem me inscrever, mas essa disputa é artificial."

O desafio do PT, agora, será driblar a insistência do senador Eduardo Suplicy em relação aos debates. Hoje, por exemplo, ele aproveitará sua participação no programa Casa dos Artistas para pedir ao apresentador Silvio Santos que o SBT promova um tête-à-tête entre os concorrentes do PT. O senador e a prefeita Marta Suplicy (PT), sua ex-mulher, irão ao programa para "resgatar" o filho Supla.

Conseqüências – Além de abrir uma crise, o "fator Suplicy" tem outras conseqüências imprevisíveis na seara petista. Motivo: a prévia de 3 de março foi mantida com o único objetivo de evitar mais desgaste para o partido – que não quer ser acusado de manobra, como o PMDB – e, principalmente, para Lula, que deve disputar a quarta eleição presidencial. Só que o senador lança torpedos na direção da cúpula.

"Algumas pessoas no PT se preocupam com a exposição das minhas idéias porque sabem que eu posso vencer", diz o senador. Favorito em todas as pesquisas de intenção de voto, o corintiano Lula recorre ao futebol para observar que o santista Suplicy está fora da área. "A bola está na marca do pênalti, o goleiro está contundido e vamos brigar entre nós para marcar o gol?"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;