Cultura & Lazer Titulo
Sto.André tem montagem do espetáculo ‘Tio Vânia’
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
10/08/2001 | 17:43
Compartilhar notícia


A peça Tio Vânia é a atração deste fim de semana no Teatro Municipal de Santo André. O texto do espetáculo é do dramaturgo russo Anton Tchecov (1860-1904) e conta com a direção de Celso Frateschi, ex-secretário de Cultura andreense. As apresentações acontecem neste sábado, às 21h, e domingo, às 20h, com ingressos a R$ 20 (a bilheteria abre às 14h).

Um proprietário rural mantém esposa, sobrinha e agregados atrelados a seu autoritarismo. Serebriakov, personagem interpretado por Frateschi, encabeça a discussão da condição humana sobre o conflito e a capacidade de transformar o simples em profundo. Tio Vânia é a terceira peça de Tchecov na qual Frateschi atua.

Na obra, todos os personagens são importantes em uma trama que trata das relações e do comportamento humano. Nas entrelinhas do texto há o questionamento sobre como algumas pessoas sem talento ocupam, sem merecer, lugar de destaque na sociedade enquanto outras, brilhantes, amargam o ostracismo.

A montagem procura se sustentar no trabalho de ator. O cenário mantém a base realista, mas com a intenção de sugerir a poesia entre o lugar e o futuro desconhecido. Já a iluminação, sem efeitos pirotécnicos, visa dialogar com a interpretação.

Viagem – Também em Santo André, o Teatro do Sesi (praça Dr. Armando Arruda Pereira, 100. Tel.: 4997-3177) abriga o projeto Viagem Teatral. Duas peças – Efeito Urtigão e Café Ópera Imperfeita – já foram encenadas. Outras nove estão na programação, que acontece até 6 de outubro, sempre com entrada franca.

A próxima apresentação será na sexta-feira (dia 17), às 19h, com a peça O Céu Uniu Dois Corações, de Antenor Pimenta e direção de Paulo Cardoso. A montagem procura resgatar a nostalgia dos tempos do circo-teatro. No dia seguinte, será a vez de Vereda da Salvação, do grupo Catraia, de Diadema.

A última atração de agosto será De Mala e Cuia, no dia 25. Em setembro, o Viagem Teatral apresenta, sempre às 19h, Macunaíma (dia 1º), O Rei da Vela (8), Disritmia (15), Filhos do Brasil (22) e Antigo 1850 (29). O encerramento acontece com o espetáculo Antes do Café, de Eugene O’Neill e dirigido por Celso Frateschi, com encenação do grupo Núcleo Ágora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;