Internacional Titulo
Dirigentes estrangeiros felicitam o novo presidente da França
Do Diário OnLine
06/05/2007 | 20:18
Compartilhar notícia


Os dirigentes de vários países felicitaram neste domingo Nicolas Sarkozy por sua vitória nas presidenciais francesas.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, telefonou logo para Sarkozy, informou um porta-voz da Casa Branca.

"O presidente Bush está ansioso por trabalhar com o presidente eleito da França dando prosseguimento a nossa sólida aliança", disse o porta-voz Gordon Johndroe.

O chefe do governo espanhol, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, também transmitiu seus mais sinceros votos de um bom governo.

"Nicolas Sarkozy representa uma direita aberta e moderna, capaz de liderar o desejo de mudança de um país chamado a recuperar a confiança em si mesmo e a continuar fazendo parte da locomotiva européia no século XXI", destacou Zapatero, em nota divulgada pelo palácio de La Moncloa.

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou Nicolas Sarkozy por sua vitória nas eleições francesas, e se disse certa de que com ele, "a amizade franco-alemã" continuará sendo "a base" para "assegurar a paz, a democracia e o bem-estar na Europa".

"Precisamente numa fase tão decisiva como a atual para a Europa, é importante continuar a cooperação estreita, com confiança e intensidade entre a Alemanha e a França", prosseguiu.

O presidente da Comissão Européia, o português José Manuel Durão Barroso, afirmou ter "toda a confiança" em Sarkozy para "exercer um papel movilizador" necessário para resolver a crise institucional da União Européia devido à rejeição da Constituição da UE.

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, telefonou na noite deste domingo a Nicolas Sarkozy para felicitá-lo por sua vitória nas eleições presidenciais francesas, informou a assessoria de imprensa de Downing Street, a residência oficial do premier.

O chefe do governo italiano, Romano Prodi, cumprimentou "amistosa e afetuosamente" o futuro presidente francês em mensagem divulgada pela imprensa italiana.

A Itália considera a França "um aliado central, e a você, pessoalmente, um amigo", destacou Prodi.

O novo presidente francês aplicará "política mais equilibrada no Oriente Médio", estimou por sua vez o porta-voz do governo israelense Avi Pazner.

"Sarkozy não é um extremista, mas um representante da direita moderada", considerou.

O presidente argelino, Abdelaziz Buteflika, disse "poder contar" com o novo presidente francês "para impulsionarem juntos as relações argelino-francesas".

O rei Mohamed VI do Marrocos garantiu a Sarkozy que continuarão as relações "seculares, variadas e profundas" entre seu país e a França, indicaram fontes oficiais em Rabat.

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, assegurou ao novo presidente francês "a continuação da excelente relação franco-egípcia", declarou o embaixador do Egito na França, Nasser Kamel.

O chefe de Estado senegalês, Abdoulaye Wade, enviou "calorosas felicitações" ao novo colega.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;