Esportes Titulo
Espiao finlandês é a arma do Sao Paulo
Do Diário do Grande ABC
03/12/1999 | 16:30
Compartilhar notícia


A arma secreta do Sao Paulo para vencer o Corinthians, pela semifinal do Campeonato Brasileiro, veio da Finlândia, na longínqua Escandinávia, no norte da Europa. Nao se trata de Jari Litmanen, meia do Barcelona e principal astro do futebol do país. É, na verdade, o programa de computador Sage, importado pelo clube especialmente para analisar o desempenho de cada atleta do time e, de quebra, espionar a equipe adversária.

As informaçoes chegam ao programa por meio de filmagens dos jogos, processo comandado por Fernando Soares, auxiliar-técnico de Paulo César Carpegiani, e pelo professor de Educaçao Física Wellington Valquer, contratado pelo Sao Paulo como analista de desempenho. Pelo vídeo, a dupla é capaz de fazer um sofisticado "scout eletrônico" das partidas da equipe.

"Conseguimos detalhar o número de passe certos e errados de cada jogador, sua movimentaçao pelo gramado, o tipo de deslocamento, sua duraçao, entre outras análises", afirma Valquer. Os dados, depois de processados, sao enviados ao treinador, um fa de videoteipes.

"Dessa forma, ele pode corrigir muitos erros, como a questao do posicionamento em campo", completa Soares. Carpegiani repassa essas informaçoes aos jogadores, geralmente em reunioes antes dos treinamentos.

Uma das vantagens do Sage é mostrar o desempenho individual dos atletas. Assim, um zagueiro, por exemplo, cujas funçoes em um jogo sao diferentes das de um atacante, pode perceber com maior facilidade sua melhor maneira de atuar.

O recurso finlândes é parecido com o programa utilizado por Carpegiani na seleçao do Paraguai, na Copa do Mundo da França, disputada no ano passado.

Este tipo de trabalho começou a ser feito há pouco mais de um mês, na partida contra o Paraná, em Curitiba, pela fase de classificaçao do campeonato. O Sao Paulo conseguiu, na ocasiao, uma vitória por 2 a 1.

Espiao - Antes, o sistema havia sido testado em um jogo-treino do Sao Paulo no CT da Barra Funda. Diante do Corinthians, domingo, pela primeira partida da semifinal, o Sage voltou a entrar em açao, desta vez com a finalidade de analisar o desempenho do adversário também. "Recolhemos basicamente informaçoes sobre variaçoes táticas da equipe", revelou Soares.

As filmagens sao feitas pela dupla ou por uma equipe contratada pelo clube. As vezes, a comissao técnica ainda recorre a fitas de emissoras de televisao, que têm diversas câmeras espalhadas pelo estádio.

Além de análises táticas, Valquer e Soares sao responsáveis pelo recolhimento de dados sobre o desempenho físico dos jogadores, por meio de um sistema semelhante e usado há mais tempo.

Nesse caso, as informaçoes sao repassadas ao preparador físico Carlinhos Neves. O objetivo é montar um banco de dados da equipe. Neves, desta forma, pode preparar, até mesmo, um trabalho específico para cada atleta, de acordo com o potencial e deficiência de cada um.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;