Economia Titulo
Volkswagen revela que paga salários a deputados alemães
Da AFP
13/01/2005 | 18:22
Compartilhar notícia


A VW (Volkswagen) divulgou, nesta quinta-feira, uma lista com o nome dos deputados alemães que constam de sua folha de pagamentos. Entre eles estão dois políticos social-democratas do parlamento federal e quatro representantes regionais do mesmo partido. O anúncio é um dos maiores escândalos na Alemanha desde a 2ª Guerra Mundial.

A número um do setor automotivo europeu informou que paga salários mensais aos seis deputados do partido do chanceler Gerhard Schroeder desde 1990, e que decidiu suspendê-los de forma imediata. Entre os deputados regionais estão três do parlamento regional da Baixa Saxônia (oeste) e um da Baviera (sul). Este último era pago pela Audi, filial da VW. Os presidentes das assembléias legislativas regionais vão decidir se os deputados terão que devolver à empresa o dinheiro recebido.

O assunto veio à tona em dezembro do ano passado, quando o secretário-geral do partido da oposição, CDU (União Democrata-Cristã), Laurenz Meyer, renunciou ao cargo após admitir ter recebido 59.320 euros (US$ 78.500) da gigante do setor energético RW. Meyer disse que recebia descontos nas contas de luz e empréstimos a juros baixos.

O pagamento de salários a deputados por empresas privadas é legal na Alemanha, mas fortemente criticado pela opinião pública, devido à influência que isto pode ter na política e economia do país. A Transparency International, organização independente de luta contra a corrupção, pediu o fim desta prática, para evitar que os deputados eleitos pelo povo se transformem em "lobistas disfarçados".

No último dia 7, o jornal ‘Die Welt’ publicou uma lista de parlamentares que recebem salários mensais das principais empresas privadas alemãs, entre elas a gigante do setor de seguros Allianz e a empresa de energia Vattenfall.

A imprensa alemã volta a atenção para a política democrata-cristã Hildegard Mueller, uma estreita colaboradora da presidente da CDU, Angela Merkel, que, segundo os jornais, continua sendo paga pelo Dresdner Bank, quarto maior banco privado da Alemanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;