Economia Titulo
Brasil e Venezuela assinam acordo de cooperação no setor petroleiro
Da AFP
29/10/2004 | 15:52
Compartilhar notícia


Os governos do Brasil e da Venezuela assinaram nesta sexta-feira, na Ilha de Margarita, um acordo de cooperação técnica entre suas companhias estatais de petróleo Petrobras e PDVSA.

"Compreende o compromisso de impulsionar a integração e cooperação entre nossas empresas nacionais", declarou aos jornalistas o ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramírez.

Segundo ele, que nesta sexta-feira abriu a 35ª Cúpula de Ministros de Energia dos 26 países que formam a Olade (Organização Latino-Americana de Energia), o acordo assinado com o governo brasileiro é similar a outros feitos com Argentina e Bolívia.

"Este acordo contém ações concretas em relação a apoio tecnológico, investimentos conjuntos, acompanhamento de políticas comuns para apoiar o resto dos países da região em matéria energética", acrescentou o funcionário.

Este tipo de acordo tem como objetivo "priorizar os elementos de integração com uma visão geopolítica que contribua para estabelecer laços mais fortes entre nossos países", afirmou.

Como membro associado do Mercosul, a Venezuela espera aumentar suas exportações não tradicionais em US$ 700 milhões ao fim de 2004 e avançar em seu projeto de integração a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;