Economia Titulo Futuro
Ciesps unem forças para enfrentar fuga de empresas

Unidades de Santo André e São Bernardo vão desenvolver ações conjuntas em 2024

Nilton Valentim
07/12/2023 | 20:17
Compartilhar notícia
DGABC


As unidades de Santo André e São Bernardo do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) pretendem trabalhar em conjunto no próximo ano para superarem os desafios do setor produtivo. Dentre eles, a fuga de empresas da região.


A parceria foi oficializada durante a confraternização de fim de ano, realizada na noite de quarta-feira, com a participação de empresários das duas cidades. Na próxima semana ocorre a primeira reunião para tratar do tema e já há ações definidas para serem implementadas a partir de fevereiro de 2024.

“Santo André e São Bernardo têm feito ações conjuntas já há algum tempo e pela primeira vez estamos juntos celebrando. Nosso tema em 2023 foi a inovação e para 2024 vejo como objetivo trabalhar a união, apenas juntos seremos fortes para superar desafios”, explicou Mauro Miaguti, diretor titular da regional de São Bernardo do Ciesp.

Para Miaguti a saída de empresas como Toyota e Ford, entre outras, demonstram que o Grande ABC vive um momento emergencial e que é preciso um movimento forte para que volte a ser o centro econômico do país.

Além da importância da sinergia entre os Ciesps, Miaguti defende uma mobilização conjunta das indústrias, comércio, prestadores de serviços, universidades, centros de pesquisas e governo de todas as instâncias. 

SANTO ANDRÉ

O diretor titular do Ciesp Santo André, Norberto Perrella, também defendeu a união dos Ciesps, assim como a união das entidades, associações e poder público de todo o Grande ABC. “A região precisa unir forças para garantir a retomada econômica e definir a identidade industrial do Grande ABC, berço das indústrias automobilísticas, mas que atualmente também conta com indústrias de outros setores, possui novas propostas e demandas que devem ser atendidas”, afirmou. 


Perrella apontou a importância de ampliar o canal de contato com os associados para ouvir demandas e levá-las à sede do Ciesp e ao poder público, defendendo a construção de políticas industriais mais adequadas.

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Silva, que também esteve na cerimônia, reforçou a necessidade de se encontrar novas formas de reorganizar a indústria. “Esse evento é a uma demonstração de que é possível buscar a unidade da indústria para pensar o futuro”, destacou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;