Economia Titulo
Enersis compra 30% da maior geradora do Chile
Do Diário do Grande ABC
11/05/1999 | 17:15
Compartilhar notícia


O grupo chileno Enersis, agora sob controle da espanhola Endesa, adquiriu nesta terça-feira (11), em leilao na Bolsa de Santiago, 30% da companhia de geraçao de energia Endesa por US$ 1,87 bilhao. Com a aquisiçao, os espanhóis passam agora a deter 55% do controle da maior e mais importante geradora de energia do Chile. Outros 4,7% devem ser comprados pela Enersis nos Estados Unidos, onde sao negociados ADRs da empresa, por US$ 280 milhoes. Logo depois da concretizaçao da operaçao, as açoes da Endesa Chile caíram 20%, enquanto que as da Enersis subiram 11%.

O principal desafio espanhol no Chile agora será enfrentar a forte seca que vem afetando o fornecimento de energia no país. A ausência de chuvas fez as companhias geradoras, entre elas a Endesa Chile, a racionar energia entre uma hora e meia e três horas por dia em diferentes bairros da capital chilena.

Na semana passada, um alto executivo do Grupo Enersis disse à Agência Estado em Santiago que a companhia chilena estava sendo preparada para transformar-se na maior e principal energética da América Latina. Com a aquisiçao dos 34,7%, a Endesa Espanha passa a ter praticamente 60% da Endesa chilena. Apesar da confusao das razoes sociais dessas empresas, as três companhias, agora ligadas, têm um emaranhado de participaçoes, investimentos e controles em distribuidoras, geradoras e transmissoras de energia na América Latina, onde contam com cerca de 10 milhoes de clientes.

No Brasil, a parceria Eneresis/Endesa (espanhola) e, agora, a Endesa Chile controlam a Cerj (Companhia Energética do Rio de Janeiro), a Coelce (Companhia Elétrica do Ceará) e a usina Cachoeira Dourada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;