Setecidades Titulo
Defesas Civis são esquecidas na região
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
14/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A precária infraestrutura das Defesas Civis do Grande ABC, mostrada esta semana pelo Diário, fica evidente a cada temporal que atinge a região, e contrasta com as condições da Capital em prevenir enchentes.

As Defesas Civis da região agem praticamente só depois de ocorrido o problema. Os poucos profissionais, veículos e equipamentos à disposição, impedem um trabalho preventivo mais efetivo.

Na Capital, um sistema de monitoramento meteorológico traz informações a cada cinco minutos dos locais onde pode haver inundações, o que permite deslocar as pessoas dos locais de risco antes da chuva. Acompanhamento que poderia estar disponível à região por R$ 5 milhões ao ano.

O investimento em Defesa Civil deve ser incluído entre as prioridades das administrações, já que o trabalho preventivo pode não só evitar prejuízos que chegam a milhões de reais, mas, sobretudo, podem evitar mortes nos vários locais de risco da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;