Cultura & Lazer Titulo
Entenda o conflito em Kosovo
Christiane Fenyö
Do Diário OnLine
31/03/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


Assim como aconteceu em 1998, quando os Estados Unidos atacaram o Iraque, nao demorou muito para que o bombardeio da Otan à Iugoslávia tomasse conta da Internet. Uma semana depois do início da açao, inúmeros sites apresentam imagens e as últimas informaçoes sobre o conflito.

O Federal Republic of Yugoslavia, site oficial do governo da Iugoslávia, apresenta a visao sérvia da guerra, mostrando a destruiçao provocada pelos ataques da Otan e várias fotos do único caça norte-americano derrubado até agora (e transformado em troféu pela populaçao). A maior parte dos textos é em iugoslavo, mas as fotos valem a visita. Há ainda uma sessao mostrando a importância de Kosovo para os sérvios.

Outro site iugoslavo, mas com textos em inglês, é o Serbiainfo. Lá estao as últimas notícias - sempre na versao do governo local -, inúmeras entrevistas do presidente Slobodan Milosevic, o "testemunho" de uma vítima do "terrorismo albanês" e um dossiê contra lideranças do Exército de Libertaçao de Kosovo. Há ainda a reproduçao de algumas matérias publicadas em jornais internacionais, como o Washington Post e o Times, mas todas favoráveis ao governo iugoslavo.

Já a versao albanesa do conflito está no Kosova Crisis Center. O site é em inglês e, além de apresentar as últimas notícias sobre o conflito, pede a adesao do internauta a um movimento que prega a intensificaçao dos ataques aéreos à Iugoslávia, o armamento dos albaneses para que eles possam se defender e o lançamento de uma operaçao terrestre "caso os ataques aéreos nao sejam suficientes para parar com o genocídio e a limpeza étnica em Kosovo".

A página do Exército de Libertaçao de Kosovo é outra que mostra a versao albanesa. Os rebeldes explicam a questao albanesa e clamam por paz e liberdade.

A versao ocidental dos ataques está no site da Otan, que conta com duas versoes, uma inglês e outra em francês. Ele apresenta todos os informes oficiais e discursos da organizaçao desde o início dos ataques, fotos e vídeos dos bombardeios e links para outros sites sobre que tratam do assunto.

Outro site que vale a visita é o da Operaçao Força Determinada. Lá estao imagens dos ataques da Otan e descriçoes estratégicas dos bombardeios, tudo em inglês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;