Internacional Titulo
Tropas russas ocupam segunda cidade chechena mais importante
Do Diário do Grande ABC
12/11/1999 | 17:43
Compartilhar notícia


Forças russas apoiadas por tanques e artilharia ocuparam sexta-feira Gudermes, a segunda cidade mais importante da Chechênia, aumentando seu domínio na regiao.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, disse que unidades de infantaria invadiram essa cidade oriental, enquanto que tanques e canhoes de artilharia foram posicionados nas montanhas que rodeiam a cidade para assegurar que nao haveria resistência, segundo informaram comandantes russos na Chechenia.

Os oficiais chechenos nao revelaram se suas tropas resistiram ao avanço russo sobre Gudermes, mas admitiram que alguns de seus combatentes haviam retrocedido. O governo checheno tenta retomar o controle da área há várias semanas.

Além disso, as forças russas continuavam bombardeando e lançando foguetes sexta-feira contra várias cidades e povoados da Chechenia, sendo que Grozny era um alvo de destaque das tropas russas.

Moscou reitera que a campanha promovida na Chechenia visa eliminar militantes islâmicos que vêm atacando regioes vizinhas e que sao acusados de uma série de atentados terroristas contra alvos civis russos, sendo responsáveis pela morte de aproximadamente 300 pessoas.

Alguns acreditam, entretanto, que essa ofensiva seria na realidade um indício de que a Rússia quer recuperar o total controle na república separatista.

Entretanto, o ministro da Defesa russo, Igor Sergueyev, acusou sexta-feira os Estados Unidos de estarem conspirando para enfraquecer a Rússia e assumir o controle da regiao do norte do Cáucaso, incluindo, neste caso, a Chechênia.

Os Estados Unidos e outros governos ocidentais concordam que a Rússia deve buscar uma soluçao pacífica para a questao e encerrar a campanha militar, que vem provocando numerosas vítimas civis e obrigando aproximadamente 200.000 pessoas a abandonar a Chechenia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;