Internacional Titulo
Presidente da Aliança diz ser favorável ao voto das mulheres
Das Agências
30/11/2001 | 14:07
Compartilhar notícia


O presidente da Aliança do Norte, Burhanuddin Rabbani, fez esta sexta-feira, durante uma entrevista coletiva à imprensa em Kabul, um discurso favorável ao voto das mulheres afegãs e à participação delas no sistema político. "As mulheres devem poder eleger e ser eleitas", disse Rabbani.

A chegada da Aliança à capital afegã, no último dia 13, supôs uma tímida abertura em relação ao regime anterior, caracterizado pela forma brutal de tratar as mulheres.

A Aliança levantou a proibição de as mulheres trabalharem e irem à escola, e a obrigatoriedade do uso da burka, vestimenta que cobre as mulheres dos pés à cabeça. Ao mesmo tempo, não autorizou, em duas ocasiões, a realização de uma manifestação, argumentando não poder garantir a segurança das mulheres, o que foi considerado um pretexto pelas organizadoras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;