Política Titulo Levantamento
Paraná Pesquisas: Boulos e Nunes polarizam disputa em SP

Deputado federal do Psol lidera corrida eleitoral com 35,1%; atual prefeito tem 29%

Raphael Rocha
28/09/2023 | 11:10
Compartilhar notícia
Divulgação


O deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), polarizam a disputa na eleição à prefeitura de São Paulo no ano que vem. Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas mostrou o parlamentar federal à frente, com 35,1% dos votos válidos, seguido de Nunes, que tentará a reeleição, com 29%.

A terceira colocada é a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7,5%, seguida de perto pelo também deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), com 5,3%. O ex-deputado e ex-candidato ao governo do Estado Vinicius Poit (Novo) fecha a lista, com 2,8%. Brancos e nulos somam 14,6% - 5,7% não souberam ou não responderam.

Boulos, que já foi candidato à prefeitura em 2020 - perdeu para Bruno Covas (PSDB), morto em 2021, que tinha Nunes como vice -, costurou apoio do PT para sua campanha. Pela primeira vez desde a fundação o petismo admite não ter candidato para apoiar outra legenda.

Já Nunes, após assumir o posto de prefeito, vem impulsionando obras de recapeamento na cidade e busca colar sua imagem à do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Por outro lado, tenta manter distância segura da figura do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

CENÁRIO 2

Outro cenário medido pelo Paraná Pesquisas retira Kataguiri do jogo eleitoral. Com menos candidatos, Boulos atinge 35,8% da preferência do eleitorado contra 31,1% de Ricardo Nunes - configura-se aqui um empate técnico, já que a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. Tabata conta com 8,3% e Poit, 3,4% - 15,8% são de brancos e nulos e 5,6% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde o candidato sem ter acesso à lista de pré-postulantes, 80,2% não souberam ou não responderam. Brancos e nulos são 7,9%.

Boulos foi citado por 5,7%. Nunes, por 3,5%.

APROVAÇÃO

A maioria dos paulistanos aprova a gestão de Ricardo Nunes: 60,8% avalizaram o trabalho. Outros 34,9% desaprovam.

O Paraná Pesquisas ouviu 1.066 eleitores entre os dias 21 e 24 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;