Internacional Titulo
Candidato às eleiçoes russas apóia intervençao militar
Do Diário do Grande ABC
15/12/1999 | 14:59
Compartilhar notícia


Yuri Sulianov, candidato do Partido Comunista (PC) Russo às eleiçoes legislativas de 19 de dezembro, Sulianov apóia a operaçao militar na Chechênia, pois graças a ela os russos ``finalmente têm certeza de que o Estado pode protegê-los'.

O candidato dirige desde 1991 uma grande empresa privada de construçao, mas lamenta ``a calma e a estabilidade' perdidas após a extinçao da URSS.

Yuri Sulianov, 45 anos, foi chefe da Komsomol (Juventude Comunista) no instituto de aviaçao onde estudou. Está inscrito na lista federal do PC, mas também se apresenta numa das circunscriçoes de Moscou.

``Nao idealizo a época soviética. Como todos, odiava as filas na Uniao Soviética para comprar salsichas. E atualmente entro com prazer nas lojas onde há grande variedade de produtos', disse Sulianov.

``O regime soviético nos dava o fundamental: estávamos seguros de nosso futuro e de nossos filhos. O único direito que têm os russos agora é o direito à miséria', afirma este homem próspero. ``Nao se deve pensar que o comunismo era unicamente a repressao stalinista. Claro que tivemos o Gulag (sistema soviético de campos de concentraçao), mas também tivemos uma indústria poderosa, o vôo de Gagarin no espaço, a vitória da URSS na Segunda Guerra Mundial', frisa Sulianov.

Paradoxalmente, em seu programa eleitoral Yuri Sulianov, chefe de uma empresa privada que controla 16 fábricas com 10 mil empregados em várias regioes da Rússia, diz que é a favor de ``uma nacionalizaçao das empresas privatizadas ilegalmente'.

O Estado só deve controlar os setores ``estratégicos' da economia, como defesa, comunicaçoes, transportes e finanças. A indústria leve e alimentícia ``devem ser controladas o mínimo possível', estima.

Contudo, os oligarcas, empresários mais poderosos do país vinculados ao poder político, segundo ele, sao os inimigos da Rússia. Sulianov afirma que ``é preciso defender a Rússia de todos aqueles só fazem saquear o país, transferir seu dinheiro para bancos no exterior e sonham em viver no Ocidente'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;