Política Titulo
Com presença de Lula, posse de Marinho não será em praça pública
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
05/12/2008 | 08:58
Compartilhar notícia


Como último ato de poder, o prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), não permitirá que a posse do futuro chefe do Executivo, Luiz Marinho (PT), ocorra em praça pública. Mesmo com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a solicitação do petista para que o evento ocorra na esplanada, a determinação é que a faixa seja trocada dentro da Câmara.

Sem sucesso, os vereadores que integrarão a base de Marinho tentam, desde a última semana, compilar assinaturas suficientes para aprovar requerimento alterando o lugar do evento. Quinta-feira, porém, o líder da situação, Ary de Oliveira (PSB), deixou claro que o grupo não cederá. "A posse não é dele, é nossa. Prefeito só terá um, vereadores serão 21."

O socialista evitou polêmica sobre o assunto e ironizou ao justificar o ato, classificado pelos oposicionistas como "pequeneza". "Não acho viável realizar a nossa posse ao ar livre. E se chover?"

Sem demonstrar preocupação com a lotação do plenário (com capacidade para acomodar no máximo 400 pessoas), o governista garantiu que o prefeito já colocou à disposição toda a estrutura para a festa. "Eles podem colocar um telão. O prefeito eleito não é obrigado a fazer discurso na Câmara, pode ser feito lá fora."

Líder da oposição, José Ferreira (PT) criticou a "falta de flexibilidade" dos governistas e acusou o prefeito de retaliação. "Nosso requerimento não entrou em votação porque os vereadores do Dib não permitiram. Essa é uma maneira medíocre de mostrar oposição ao governo federal e ao Luiz Marinho", considerou.

Apoio estadual - O futuro prefeito parece pouco preocupado com as limitações impostas no município e para ratificar que não "tem preconceito" à coloração partidária se reúne nesta sexta-feira com o secretário de Habitação do governador José Serra (PSDB), Lair Alberto Soares Krähenbühl.

Depois de retornar de Brasília, na última semana, com a promessa de novos investimentos federais, e visitar o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o petista tenta articular recursos do Estado para dar andamento aos projetos habitacionais propagados durante a campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;