Internacional Titulo
Talibãs tomam província no Nordeste do Afeganistão
Das Agências
18/06/2001 | 14:01
Compartilhar notícia


Os talibãs tomaram nesta segunda-feira uma posição estratégica no Nordeste do Afeganistão, ao mesmo tempo em que aumentou a violência nos combates, afirmou em Cabul o ministro talibã da Informação.

"Tomamos a área de Tangi Farjar e os combates se deslocaram para a região de Kalafgan, perto do limite da província de Badakshan", declarou Quudratullah Jamal.

Tangi Farjar fica 20 quilômetros ao Leste de Taloquan, capital da província de Tajar, e é uma área estratégica importante próxima a Badakshan, única província sob controle total da oposição afegã. Um porta-voz reconheceu a perda de Tangi Farjar, mas desmentiu a informação de que os combates aconteceram em Kalafgan, 20 quilômetros a Leste de Tangui Farjar.

As Forças do comandante rebelde Massud afirmaram sexta-feira passada ter tomado 22 povoados talibãs na província de Tarjar e resistido com sucesso a quatro contra-ataques da aviação.

Os talibãs controlam mais de três quartos do país, salvo a província de Badakshan, uma parte da província de Tajar, no Nordeste, uma parte da província de Bamiyan, ao Centro, o Norte da planície de Chamali, ao Norte de Cabul, e regiões isoladas ao pé da cordilheira do Hindu Kush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;