Internacional Titulo
Homossexuais poderao conceber filhos
Do Diário do Grande ABC
24/09/2000 | 21:19
Compartilhar notícia


Casais homossexuais masculinos poderao conceber filhos sem recorrer a ajuda de uma mulher, utilizando as técnicas desenvolvidas pelos cientistas que clonaram a ovelha Dolly, afirma um especialista britânico citado na ediçao desta segunda-feira da revista Times.

O doutor Calum MacKellar, professor de bioética e de bioquímica da Universidade de Edimburgo (Escócia), estima que a pesquisa dos processos de clonagem para reduzir a infertilidade poderá permitir o desenvolvimento de uma técnica que ajudaria a casais de homens ter um filho, a partir de seus dois DNA, e sem a intervençao de um terceiro; no caso, da mae.

Segundo o professor, que preside a organizaçao de pesquisa européia de bioética (European Bioethical Research charity), a técnica de substituiçao nuclear de uma célula utilizada para criar Dolly, a ovelha clonada, poderá ser desenvolvida para criar ``óvulos masculinos', que poderao em seguida ser fertilizados pelo esperma de um dos dois parceiros, anuncia o Times.

Esses ``óvulos' seriam fabricados retirando-se o núcleo de um óvulo doador e o substituindo pelo núcleo de uma célula do esperma de um desses homens. Este novo óvulo, que teria entao DNA masculino, poderia em seguida ser fertilizado in-vitro pelo esperma do outro parceiro, produzindo um embriao com dois pais genéticos. O embriao seria entao implantado no útero de uma mae de aluguel, relata o Times.

Segundo o Dr. MacKellar, os embrioes concebidos nestas condiçoes, durante testes com animais, jamais puderam se desenvolver. Um embriao macho, concebido unicamente a partir do DNA masculino, nao possui partes genéticas maternos que lhe permitiram se desenvolver.

Mas, segundo o cientista escocês, ``na medida em que os pesquisadores começam agora a descobrir técnicas que permitem isolar partes de alguns cromossomos, o sucesso na concepçao de óvulos masculinos parece estar cada vez mais perto'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;