Internacional Titulo
Petroleiro russo suspeito de embargo deve abandonar carga, dizem EUA
Do Diário do Grande ABC
07/02/2000 | 15:28
Compartilhar notícia


O petroleiro russo acusado por Washington de violar o embargo imposto ao Iraque está livre para deixar o porto de Mascate desde que deixe sua carga.

``Conforme um acordo entre o sultanato, a Rússia e os Estados Unidos e em obediência às decisoes da ONU (...) assim que fôr descarregado, o petroleiro poderá se dirigir a qualquer local', declarou o um dirigente do ministério das Relaçoes Exteriores.

O Volgoneft-147, apresado quarta-feira por navios americanos da Força Naval Multinacional de Intercepçao (MIF) no Golfo de Oma, ao sul do estreito de Ormuz, chegou nesta segunda-feira ao porto de Mina al-Fahl.

Moscou admitiu implicitamente que o navio poderia transportar petróleo iraquiano, o que suporia a violaçao do embargo decretado pela ONU.

Bagdá está sob o embargo das Naçoes Unidas desde 1990, após a invasao do Kwait. Desde 1996, o Iraque está autorizado a exportar petróleo em quantidades limitadas e unicamente como parte do programa humanitário da ONU ``Petróleo por alimentos'.

Segundo fonte da embaixada russa em Mascate, a descarga começou a ser feita à tarde. Entre a tripulaçao está um iraquiano.

Em Moscou, as autoridades russas reconheceram que o petroleiro violou o embargo, mas se eximiram de toda a responsabilidade no caso qualificando-o de ``assunto comercial privado'.

``Se o petroleiro violou a lei (...) entao o proprietário é o responsável', declarou o vice-chanceler russo Andrei Ordjonikidze.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;