Política Titulo
Deputado critica redução da noventena após aprovação da CPMF
Do Diário OnLine
01/04/2002 | 18:07
Compartilhar notícia


O deputado Germano Rigotto (PMDB-RS) distribuiu nota nesta segunda-feira criticando a decisão do governo, confirmada pelo ministro do Planejamento, Martus Tavarse, de negociar uma redução na noventena para a aprovação final da prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF).

A Constituição estabelece que deve haver um prazo entre a promulgação da emenda constitucional que institui as contribuições e o início da sua cobrança. Em todas as contribuições estabelecidas no governo de Fernando Henrique Cardoso, foi respeitado o prazo de 90 dias, mas o ministro argumenta que a Constituição não estabelece o prazo.

De acordo com Rigotto, seria aburdo pensar na mudança. "A noventena é um dispositivo constitucional implantado para proteger os contribuintes, qualquer ação que fosse impetrada no Supremo Tribunal Federal derrubaria a alteração que se pretende fazer", afirmou.

O deputado argumenta que tanto a noventena, como o princípio da anualidade – que prevê a cobrança do imposto apenas no ano seguinte - são dispositivos constitucionais para proteger o contribuinte. "Por mais boa vontade que o Congresso tenha em auxiliar o governo para que não aconteçam cortes em investimentos por conta da queda na arrecadação da CPMF, não vejo como essa eliminação da noventena possa prosperar", defendeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;