Economia Titulo
Indústria automotiva deve manter retomada em junho
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
21/06/2004 | 23:36
Compartilhar notícia


As vendas de veículos zero km no país devem manter o ritmo de retomada e crescer 1,7% em junho em relação a maio. A previsão foi feita pela MB Consultoria, sob encomenda para a Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos). A projeção é de que o setor deve atingir 125.362 unidades comercializadas no mês. Em maio, houve um total de 123.308 unidades vendidas, 6,78% acima em relação a junho.

Na primeira quinzena de junho, os números da comercialização (de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) ficaram praticamente estáveis, com alta de 0,26% em relação ao mesmo período de maio, ao totalizarem 56.555 unidades. Os dados da Fenabrave, baseados no cadastro do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), mostram ainda um desempenho bem melhor (crescimento de 17,41%) ante os primeiros quinze dias de junho de 2003.

Para o presidente do Sincodives (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores do Estado de São Paulo), Octávio Vallejo, o quadro de estabilidade nas vendas no início do mês em relação a maio refletiu em parte o feriado de Corpus Christi, no último dia 10. "Muita gente aproveitou para viajar e emendou a sexta-feira", avaliou. Nos segmentos de autos e comerciais leves, ele estima um total de 117 mil unidades vendidas, 2,6% a mais (3 mil veículos) no fechamento de junho ante o mês anterior.

Vallejo disse que o setor pode ganhar um impulso em função da redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em dois pontos porcentuais, que foi concedida pelo governo em maio para compensar o aumento da Cofins (Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social). "A redução do IPI ainda não refletiu no mercado. Um grande contingente de carros já estava no pátio dos distribuidores", disse. Ele acrescentou que a evolução em relação a junho do ano passado se deve em boa parte a um mercado retraído no início de 2003, quando havia juros bem mais altos – a taxa básica estava em 26% ao ano em junho de 2003.

Na região – Os feirões de carros realizados no último final de semana nos pátios da General Motors e da Volkswagen devem ajudar a incrementar os resultados dos concessionários dessas marcas no mês. A GM Vigorito, de Santo André, vendeu 95 carros sábado e domingo e ultrapassou as 230 unidades comercializadas em junho. "Está uns 15% melhor. Estamos com previsão de vender mais de 300 carros este mês", disse o vendedor Nilton César Neves da Silva.

O lojista afirmou que facilidades oferecidas aos clientes pela General Motors ajudaram, como o plano em que o consumidor pode dar uma entrada um pouco menor (pelo menos 35%) e, no final, pagar de 25% a 30% do valor do carro.

O gerente da VW Diauto, de São Caetano, Carlos Alberto Caldeira Baptista, também comemorou os resultados do feirão. "Deu para recuperar as duas semanas passadas, que foram muito fracas", afirmou. Para ele, se as ofertas do final de semana forem mantidas nas lojas, podem contribuir para um bom resultado no mês. Ele disse ainda que o aumento de preços, da ordem de 1,3% em todas as marcas no início do mês, atrapalhou um pouco. "Afugenta os clientes", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;