Levantamento mostra ex-prefeito e atual vice iguais tecnicamente
O ex-prefeito de Santo André Carlos Grana (PT) e o atual vice-prefeito da cidade, Luiz Zacarias (PL), estão tecnicamente empatados na liderança da corrida eleitoral do município a pouco mais de um ano da campanha eleitoral. Levantamento do Diário/Paraná Pesquisas mostra o petista com 19,5% das intenções de voto e o liberal, com 15,2% – como a margem de erro é de 3,7 pontos percentuais, ambos estão em empate técnico. O índice surge em meio à ausência de um indicado claro do prefeito Paulo Serra (PSDB) para a sucessão.
Grana foi chefe do Executivo entre 2013 e 2016, e perdeu a reeleição em 2016 para Paulo Serra, que tinha Zacarias como vice. A dupla foi reconduzida à Prefeitura em 2020, com 76,93% dos votos válidos, mesmo ano em que Grana tentou, sem sucesso, uma cadeira de vereador (recebeu 1.666 votos).
O Diário/Paraná Pesquisas mensurou dois cenários com políticos que já externaram desejo de disputar o Executivo no ano que vem. No primeiro, com Grana como postulante do PT, o quadro ainda traz o secretário de Educação, Almir Cicote (Avante), na terceira posição (12,4% de intenções de voto), o secretário de Ações Governamentais, Pedrinho Botaro (PSDB), na quarta colocação (10,6%), o líder do governo na Câmara, Edson Sardano (PSD), em quinto (6,8%), e o vereador oposicionista Ricardo Alvarez (Psol) em sexto (4,9%).
Nesse levantamento, 20,5% disseram que anulariam ou votariam em branco e outros 10,2% não souberam ou não responderam.
Paulo Serra, que terá de apresentar uma indicação à sucessão, ainda não confirmou quem vai representar o governo nas urnas. Somados os percentuais de quadros ligados à gestão tucana (Zacarias, Cicote, Pedrinho e Sardano), o índice chega a 45,2%.
CENÁRIO 2
Em outra perspectiva de candidatos – também com nomes que apresentaram publicamente vontade em concorrer ao Paço – a candidatura do PT é capitaneada pela ex-vereadora Bete Siraque. E também há troca de Pedrinho Botaro pelo secretário de Esportes, Marcelo Chehade, como nome do PSDB. E também sem ter um indicado claro de Paulo Serra na disputa.
Nesse cenário, Bete está à frente, com 23,5%. Zacarias é o segundo, com 15,9%. Cicote, o terceiro, com 13,4%, seguido por Sardano (7,5%), Alvarez (4,7%) e Chehade (3,5%). Brancos e nulos são 21,2%. Não sabem ou não responderam somaram 10,3%.
REJEIÇÃO
O Diário/Paraná Pesquisas também mensurou a rejeição dos postulantes à Prefeitura de Santo André e o líder disparado nesse quesito é Grana, com 36,1%. Na sequência estão Cicote (18,5%), Sardano (16,7%), Bete Siraque (15,2%), Zacarias (13,1%), Pedrinho (12,3%), Chehade (12%) e Alvarez (11,3%).
Entre os entrevistados, 4,6% falaram que poderiam votar em todos os nomes apresentados. Outros 21,2% não souberam ou não responderam.
Foram ouvidos 718 eleitores entre o dia 7 e domingo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.