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Golpe da 'central 0800' é utilizado por bandidos

Mensagem falsa alerta para problemas na conta ou cartão de crédito e orienta vítima a ligar para determinado número

Nilton Valentim
08/09/2023 | 08:44
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É preciso estar atento a mensagens suspeitas e não ligar para números enviados por mensagem (FOTO: Claudinei Plaza/DGABC, 5/1/22)


 O telefone celular se tornou ferramenta para que bandidos consigam aplicar golpes. Eles usam os recursos do aparelho para ludibriar as pessoas, conseguir acesso a contas bancárias e desviar recursos de contas, principalmente dos idosos, que têm menos familiaridade com a tecnologia.

Com mensagens enviadas por SMS ou aplicativos como WhatsApp ou Telegram, golpistas abordam pessoas se passando por funcionários de banco com informações sobre uma transação suspeita, com valor alto em uma compra no varejo, solicitando que a vítima entre em contato com uma suposta central de atendimento para esclarecer a questão.

No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria de uma central telefônica de um banco ou de uma área de cartões de crédito. Eles se utilizam dessa técnica para trazer maior credibilidade para a mensagem.

Os golpistas utilizam o nome do banco e ‘alertam’ para uma compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida. Dizem que, para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800.

Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.


Outro artifício que também é usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo. E pedem para que o cliente ligue para a falsa central telefônica para que o consumidor não perca a vantagem. Ou ainda passam um link de site fraudulento que induzirá a vítima a fornecer dados bancários e pessoais. 

Também há casos de mensagens de falsos prêmios que orientam a fazer uma ligação para o bandido.

“O cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Se tiver alguma dúvida, o cliente deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

O diretor esclarece que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações.

“Também nunca ligam e pedem para que clientes façam transferências, Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta. Os bancos nunca ligam para fazer um estorno de transação através de um telefonema. Desligue se pedirem para digitar senha ou qualquer dado em seu aparelho de telefone. Ao receber uma ligação suspeita, desligue e, de outro telefone, ligue para os canais oficiais de seu banco.”

VARIAÇÃO
Outra situação que vem sendo usada pelos criminosos é ligar para o cliente dizendo que a conta está sendo fraudada por colaborador do próprio banco e que, para resolver o problema, é necessário transferir o valor para uma chave ou conta segura. E quando o cliente faz essa transferência, na verdade, está enviando dinheiro para a conta de um golpista.

Os bandidos chegam a orientar o cliente que os bancos devem bloquear a transação e ligar para confirmar essa situação suspeita e que, nessa ligação, o cliente precisa confirmar e dizer que está fazendo um investimento ou uma operação particular, confirmando que a transação deve ser feita. Qualquer um desses comportamentos é suspeito e sinal de golpe.

Segundo a Febraban, atualmente cerca de 70% das tentativas de golpes não estão relacionados em brechas no sistema tecnológico dos bancos, mas sim à engenhosidade dos bandidos.

A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação.



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