Economia Titulo
Mercado Atacadista de Energia começa a operar em 2000
Do Diário do Grande ABC
24/11/1999 | 15:26
Compartilhar notícia


O Mercado Atacadista de Energia (MAE) terá sua atuaçao definida em reuniao marcada para o dia 16 de dezembro, em que serao aprovadas as regras finais para a sua operaçao já no primeiro trimestre de 2000, segundo o presidente do Comitê Executivo do MAE, Eduardo Bernini."É difícil se dizer o volume e os valores a serem negociados neste mercado atacadista. O mercado é que vai determinar os preços", afirmou.

Tudo o que for aprovado na Assembléia Geral do dia 16 será posteriormente submetido à Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), explicou Bernini, ao salientar que "a transparência para um mercado deste tipo, é mais do que necessário. As pessoas precisam saber os mínimos detalhes de como vai operar". O MAE teve outra reuniao nesta quarta-feira, também analisando as regras que utilizará no próximo ano.

Ele informou que alguns pequenos contratos, já foram firmados e estao em operaçao. "Os novos contratos foram registrados no MAE", lembrou. Bernini citou que entre os contratos estao o da venda de eletricidade da Copel para a Carbocloro ou ainda do Grupo Rede para a Cataguazes-Leopoldina.

Segundo Bernini, quem fixa ajustes de tarifas é a Aneel. "O preço no MAE será fixado pelas companhias, levando em consideraçao volumes, distâncias e etc. É algo complexo a primeira vista, mas fácil de se entender. A venda do Grupo Rede para a Cataguazes/Leopoldina foi feita através de um leilao. A da Copel foi uma venda bilateral para a Carbocloro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;