Internacional Titulo
IRA reivindica atentado frustrado na Irlanda do Norte
Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 14:22
Compartilhar notícia


O IRA reivindicou esta sexta-feira um atentado frustrado contra um quartel do exército britânico em Ballykelly (norte de Ulster), através de um telefonema anônimo feito para a BBC em Belfast. Uma bomba de grande potência foi descoberta e desativada no quartel, que tinha sido objetivo de um atentado frustrado poucas horas antes.

``Que eu saiba, nao havia um código que permitisse identificar a reivindicaçao', disse à um porta-voz da polícia em Belfast. ``Vamos iniciar uma investigaçao a respeito', acrescentou.

Segundo fontes policiais, uma falha no sistema de igniçao impediu a explosao de três botijoes de gás repletos de explosivos, colocados por indivíduos que conseguiram se infiltrar na base. Só se ativou um detonador, cuja explosao quebrou alguns vidros e causou pequenos danos materiais, sem provocar vítimas. ``A explosao podia ter sido imensa', declarou um porta-voz da polícia em Belfast.

Segundo o exército, aqueles que colocaram as bombas ``foram aparentemente surpreendidos e fugiram rapidamente'. O explosivo foi desativado durante a manha.

O governo do premiê britânico Tony Blair justificou recentemente o retorno à administraçao direta londrina de Ulster pelo rechaço do IRA, que respeita um cessar-fogo, de se comprometer a marcar seu desarmamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;