Política Titulo
Mesmo após absolvição de Renan, crise continua no Senado
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
12/09/2007 | 21:21
Compartilhar notícia


Senadores da base aliada e da oposição acreditam que a crise relacionada ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), permanecerá mesmo após a absolvição, nesta quarta-feira, no primeiro dos quatro processos de cassação que ele enfrenta na Casa.

O vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), o senador Wellington Salgado (PMDB-MG), o presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), e o líder do DEM, José Agripino Maia (RN), fizeram comentários nesse sentido.

Um dos aliados de Renan, o senador Wellington Salgado comentou que Renan Calheiros sabe como o Senado saiu desgastado desta crise. “Não há o que comemorar. Tem que ver se Renan terá capacidade de aglutinação e capacidade de convencer as lideranças de que ele é um grande presidente do Senado como sempre foi”.

“A crise continuará. A Casa continuará vivendo esse movimento de sofrimento e agonia. Nos resta ter a capacidade de entender que as decisões coletivas às vezes não agradam a muitos”, disse Tião Viana. Segundo ele, é preciso aguardar o que a oposição vai fazer.

“No Senado, ela é muito forte, tem poder de obstrução, e vamos ter a tolerância e aguardar a devida conclusão do caso. A casa vai continuar sua agonia”. Ele ainda elogiou a “isenção” do governo na crise. “Percebi o tempo todo e comentei isso com o senador Tasso Jereissati.”

O presidente do PSDB, Tasso Jereissati, questionou e disse que há uma “relação promíscua” entre o Congresso e o governo. Além disso, atribuiu o resultado ao PT, que teria sido o “fiel da balança”, e ao voto secreto na sessão.

“A crise continua, é aprofundada. O meu grande receio, e peço a Deus que não aconteça, é a desmoralização do Senado, o que pode ser gravíssimo. Temos que ver como vamos enfrentar isso”, afirmou o tucano.

O líder do DEM, Agripino Maia (RN), avaliou que não existe “clima” para qualquer reunião de líderes ou “qualquer entendimento”. “O Senado perdeu uma grande de oportunidade de se afirmar ao país e à sociedade”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;