Internacional Titulo
Hillary quer reconstruir as relações entre EUA e América Latina
Da AFP
05/02/2008 | 15:43
Compartilhar notícia


Em um artigo publicado nesta terça-feira no México, a pré-candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, afirmou que os EUA devem reconstruir suas relações com a América Latina, com uma agenda que inclua o fortalecimento do estado de direito, reduza a desigualdade social e uma reforma migratória.

"Temos que começar a reconstruir nossas relações com a América Latina, com uma agenda ampla e concreta, que permita que nossos países progridam", afirmou Hillary, assegurando que, para isso, se concentrará em quatro prioridades em relação à região.

Em um artigo assinado por ela e publicado pelo jornal mexicano 'El Universal', a senadora questionou a política do atual presidente George W. Bush em relação à região. "Durante os últimos sete anos, a política do Bush para as Américas foi de descuido e promessas falidas", assinalou.

Bush é criticado por sua falta de atenção para a América Latina, particularmente desde os atentados de 11 de setembro de 2001, quando enfocou sua política externa para a luta contra o terrorismo.

Hillary Clinton disse que, entre as quatro prioridades de seu eventual governo para as Américas estão incentivar uma gestão pública mais efetiva que fortaleça o estado de direito e ajudar a reduzir a desigualdade social com base na meta das Nações Unidas para reduzir a pobreza em 50% até 2015.

Ela também pretende trabalhar com os países latinos para encarar os desafios compartilhados da mudança climática e segurança em termos energéticos e conseguir uma reforma migratória integral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;