Internacional Titulo
Primeiros habitantes de Honduras viveram há mais de 11 mil anos
Da AFP
02/10/2006 | 19:48
Compartilhar notícia


Os primeiros habitantes do que hoje é Honduras viveram há 11 mil anos na 'gruta de El Gigante', 180 km a oeste de Tegucigalpa, informaram arqueólogos nesta segunda-feira.

"Fizemos um trabalho com os arqueólogos americanos George Hasemann e Timothy Scheffler e basicamente este chegou à conclusão de que são os primeiros habitantes que chegaram ao território hondurenho e provavelmente à América Central", disse o arqueólogo Alejandro Figueroa, do IHAH (Instituto Hondurenho de Antropologia e História).

O funcionário acrescentou que Scheffler, membro do Departamento de Arqueologia da Universidade Estatal da Pensilvânia, concluiu "em sua tese de doutorado que a gruta de El Gigante foi habitada no ano 9.480" antes de Cristo.

A caverna foi explorada por Hasemann em 1994 e na ocasião ele avaliou que provavelmente teria sido habitada entre 14 mil e 19 mil anos antes de Cristo, mas Scheffler - que atualmente está no Havaí - aprofundou as pesquisas até situar o assentamento em 9.480 a.C..

"O refúgio rochoso El Gigante fica no sudeste de Honduras, perto do povoado de Marcala. Formou-se em um despenhadeiro de rocha vulcânica como conseqüência da água que foi desgastando a rocha sólida", diz a tese de Scheffler.

Os cientistas encontraram na gruta restos de fibras têxteis, cordas e cestaria, uma concha de caracol, implementos de osso, pedaços de artefatos de pedra trabalhada, pontas de projéteis usados para a caça e de alimentos, como espigas de milho, frutas e vegetais, bem como pintura rupestre.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;