Internacional Titulo
Mitchell pede a Arafat mais esforço para deter a violência
Das Agências
24/05/2001 | 18:08
Compartilhar notícia


O ex-senador norte-americano George Mitchell disse nesta quinta-feira que Yasser Arafat poderia fazer algo mais para deter as violências palestinas, mas acrescentou que não existe uma garantia de 100% de êxito a esse respeito.

"O primeiro passo essencial é o fim da violência procedente dos dois lados, pois ninguém pode negociar seriamente em uma atmosfera de violência", declarou o ex-senador, membro da Comissão Internacional sobre o conflito israelense-palestino que leva seu nome.

"O que queremos", disse Mitchell, "é um esforço máximo para controlar o terrorismo, impedir os disparos isolados que ocorrem a partir de bases palestinas contra regiões de população israelense e levar à Justiça aqueles que continuarem se envolvendo em atividades terroristas".

A Comissão Mitchell publicou recentemente um documento recomendando o fim da violência para restaurar a confiança na região, sobretudo com o congelamento da colonização judia nos territórios ocupados.

Israel qualificou este informe de "base positiva" para o fim do conflito, mas recusou o congelamento das colônias, enquanto os palestinos insistem na aplicação total das recomendações do informe.

O ex-senador disse, por outro lado, que está disposto a "continuar ajudando" a encontrar uma solução para a violência do Oriente Médio se o presidente norte-americano e as diferentes partes o pedirem.

"Os outros membros da Comissão e eu mesmo estamos preparados a fazer todo o possível para conseguir o apoio necessário, mas não cabe a nós tomar esta decisão", declarou.

Mitchell encerrou uma visita de cinco dias à Irlanda e Irlanda do Norte junto ao ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;