Política Titulo
Líder tucano pede Morando na eleição
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/08/2011 | 07:26
Compartilhar notícia


O secretário de Gestão Pública e presidente do PSDB de São Paulo, Júlio Semeghini, defendeu que o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) dispute a eleição para a Prefeitura de São Bernardo. Para ele, o parlamentar está preparado para desbancar o prefeito, Luiz Marinho (PT), no pleito do ano que vem.

Durante evento de aniversário do deputado, Semeghini afirmou que Morando conseguiria capitalizar apoios importantes no âmbito estadual e até federal, que seriam fundamentais para brigar de igual com Marinho. O secretário do governo Geraldo Alckmin (PSDB), contudo, pregou que Morando e o deputado federal William Dib (PSDB) caminhem juntos na eleição para que a legenda tenha chances de derrotar o grupo petista.

Morando e Dib se desentenderam em 2008, durante o pleito que culminou no triunfo de Marinho. Desde então, pouco se falam. Para 2012, defendem ideias opostas. Dib avisou que não pretende participar da eleição e, internamente, trabalha para indicação do vereador Admir Ferro (PSDB). Morando tem evitado falar do processo eleitoral, mas o presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB), revelou a interlocutores que o deputado estadual estaria articulando lançá-lo em prévias partidárias.

Para Semeghini, disputas internas são salutares para o PSDB, desde que o embate não gere resquícios para a eleição. "É um problema pessoal e local que eles (Dib e Morando) precisam resolver para fortalecer o partido. E deverão estar juntos", opinou o presidente tucano da Capital.

Morando não fez questão de esconder a rixa partidária ao citar que Dib não o cumprimentou pelo seu aniversário. Entretanto não descartou aliar-se ao ex-prefeito de São Bernardo para retomar a hegemonia tucana na maior cidade do Grande ABC. "Unidade é sempre importante. Para chegar à paz tem de ter a guerra."

A união tucana foi pregada por outros líderes do PSDB presentes ao evento de Morando. O secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, afirmou que a sigla precisa aglutinar forças porque o pleito do ano que vem tende a referendar novo mandato de Marinho.

Segundo Aparecido, prefeitos dificilmente perdem reeleições. E caso a oposição esteja estremecida, o caminho fica praticamente livre para continuidade no poder. "Precisamos nos organizar porque o PT tem uma máquina muito forte na mão. Se viermos divididos, seremos derrotados antes de a eleição começar."

O PSDB vai escolher seu candidato à Prefeitura de São Bernardo somente em fevereiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;