Cena Política Titulo
Palacio, Auricchio e o olhar para 2024
Da Redação
22/08/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernandes/DGABC


Candidato a prefeito de São Caetano nas duas últimas eleições, o ex-vereador Fabio Palacio (União Brasil) tem interferido diretamente nas articulações do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), que terá de indicar um aliado para a corrida à sucessão em 2024. Isso porque em quase todas as pesquisas extraoficiais de intenções de voto feitas pelo grupo governista, Palacio aparece bem posicionado, com pouca variação negativa do percentual. O fato de Palacio estar entre os primeiros nesses levantamentos – e com percentual considerável – tem atrapalhado a estratégia de aliados de Auricchio de trabalhar um nome de fora da política – e, assim, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone (PSDB), constantemente é colocada como favorita para representar o auricchismo nas urnas. Em uma cidade pequena, com um só turno, o custo político de turbinar um candidato desconhecido pode ser alto demais.

Café

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e o deputado federal Alex Manente (Cidadania), de São Bernardo, tomaram um café juntos no fim de semana – com o devido registro da conversa. Segundo Alex, a pausa para o café com o “amigo Paulo Serra foi para falar sobre projetos para o Grande ABC”.

Costuras eleitorais – 1

Em São Bernardo, está aberta a disputa para conquistar o apoio do Podemos. A legenda, hoje no arco de alianças do prefeito Orlando Morando (PSDB), é alvo do pré-candidato do PT à Prefeitura, Luiz Fernando Teixeira. Luiz Fernando tem como trunfo o fato de, em 2014, ter construído uma dobrada com a presidente nacional do partido, a deputada Renata Abreu.

Costuras eleitorais – 2

Na outra raia de construção política, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) e o vereador Julinho Fuzari (PSC) visitaram o presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo, o ex-vereador Mauro Miaguti (União Brasil). Miaguti teve dois mandatos e é figura próxima do ex-governador Rodrigo Garcia.

Tríade – 1

Pré-candidato a prefeito de Diadema na eleição do ano que vem, o presidente da SPObras, Taka Yamauchi (MDB), delineou a estratégia que pretende adotar no pleito: figura ligada ao prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na foto que ele divulgou, o emedebista aparece abraçado com os dois políticos.

Tríade – 2

A tática de Taka é se posicionar como a única figura da direita em Diadema. Boa parte da oposição ao prefeito José de Filippi Júnior (PT) ele já atraiu – recentemente gravou materiais de marketing com o vereador Cabo Angelo (sem partido). O último entrave é o ex-deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos), que segue com a pré-candidatura própria colocada.

Contragolpe

Esta coluna mostrou ontem que o ex-prefeiturável de Rio Grande da Serra Akira Auriani (PSB) fez afago ao secretário de Governo do Estado, Gilberto Kassab (PSD), com foto em seu perfil nas redes sociais. A prefeita Penha Fumagalli (PSD) não perdeu tempo. Durante agenda de retomada do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, ela fez questão de também posar ao lado de Kassab.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;