Política Titulo
Maranhao critica programa de combate à pobreza
Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 17:30
Compartilhar notícia


O governador da Paraíba, José Targino Maranhao (PMDB), considerou uma piada o lançamento, em junho, do programa de R$ 5 bilhoes por ano para combater a pobreza nos 2000 municípios mais pobres do país. Os recursos serao destinados ao treinamento de pessoal e a projetos de infra-estrutura em 12 Estados - 9 do nordeste e Acre, Pará e Tocantins. Segundo Maranhao, "nao há nada de novo", pois os recursos já existem. Ele avalia que os recursos sao insuficientes para acabar com a pobreza no Nordeste. Na sua opiniao, seria necessário um programa que eliminasse as causas geradoras da pobreza na regiao. "Programas assim nao funcionam", disse o governador.

Outra crítica ao programa, denominado provisoriamente de IDH-12 (Indice de Desenvolvimento Humano para 12 Estados), refere-se ao isolamento de políticos da regiao na execuçao do programa. Para Maranhao, prefeito, por exemplo, é uma figura fundamental no êxito de políticas sociais em razao de sua proximidade com as comunidades.

A soluçao encontrada pelos técnicos para neutralizar a influência política na execuçao do IDH-12 é alocar a mao-de-obra, depois do treinamento básico, para os projetos de infra-estrutura já previstos no Programa Avança Brasil. Os recursos serao monitorados por gerentes dos programas sociais, em Brasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;