Nacional Titulo
Gerasul garante que fechamento de hidrelétrica nao prejudica a piracema
Do Diário do Grande ABC
17/12/1999 | 17:13
Compartilhar notícia


O fechamento das comportas da Usina Hidrelétrica de Itá, a maior em construçao na América Latina, antes do prazo estipulado nao irá causar danos à piracema (época de reproduçao dos peixes), garantiu nesta sexta-feira o presidente da Gerasul (Centrais Geradoras do Sul do Brasil), Manoel Arlindo Zaroni Torres. "Estava tudo pronto, apenas cumprimos o cronograma e o próprio Ibama e os orgaos ambientais nos concederam a licença", disse. A Gerasul lidera o consórcio responsável pelas obras.

O início da formaçao do lago estava previsto para 31 de dezembro, mas na manha dessa quinta-feira foram fechadas seis comportas dos dois túneis que desviavam as àguas do rio Uruguai, dando início ao alagamento de 141 quilômetros quadrados de 11 municípios - sete catarinenses e quatro gaúchos. No mesmo dia a Associaçao dos Amigos do Rio Uruguai solicitou ao Ministério Público que tome providências contra o fechamento das comportas antes do prazo previsto.

"A decisao prejudica o período da piracema", garante o presidente da entidade, Valmor Danielli. A Associaçao teme que a vazao nao seja suficiente e haja uma mortandade de peixes. A época de reproduçao dos peixes começou em 1º de novembro e termina em 31 de janeiro. A pequena cidade de Itá, inteiramente deslocada por causa da construçao da usina, foi surpreendida com a notícia do fechamento das comportas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;