Política Titulo
Lula diz que há corrente para se afastar de campanha
Beto Silva
Com Agências
17/07/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Após participar de ato oficial em Diadema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para o Rio de Janeiro onde, à noite, participou do primeiro evento de campanha ao lado de sua candidata, Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, lula ressaltou que há "premeditação" para que seja afastado da campanha da ex-ministra.

"Há uma premeditação de me tirarem da campanha política para não permitir que eu ajude a companheira Dilma a ser a presidente da República deste País. Na verdade, o que eles querem me inibir para fingir que eu não conheço a Dilma", afirmou.

O presidente afirmou que não é "homem de duas caras" para fingir que não conhece a candidata do PT. Ele criticou a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, a quem chamou de "uma procuradora qualquer", por ela sugerir limitações impostas pela legislação eleitoral à sua atuação na divulgação da candidata.

E, como de costume, usou analogias para elogiar Dilma. "Tenho certeza que você pode fazer muito por este Brasil. E com a força e a vontade deste povo, seja a futura presidente deste País, para que o Brasil experimente pela primeira vez que a mulher não é objeto de cama e mesa, que a mulher é um ser político e que pode fazer mais e melhor do que fizemos durante 500 anos neste País."

Ainda durante o comício, Lula afirmou que sua amizade por Dilma é recente. "Vou dizer do fundo da minha alma: não tinha amizade por essa mulher até pouco tempo antes de entrar na Presidência. Ela ganhou a minha confiança. Ao indicar a Dilma é como se eu colocasse as minhas duas mãos no fogo, a minha alma em jogo. Sei da competência dela."

Dilma, que falou depois do presidente Lula, prometeu investir em habitação, principalmente em reurbanização de favelas. A petista também criticou seu principal adversário, José Serra (PSDB), ao falar da escolha do vice na chapa tucana, o deputado federal Indio da Costa (DEM), escolhido após tumultuada disputa entre PSDB e DEM. "Eu tenho um vice-presidente que não é improvisado", afirmou, referindo-se ao deputado federal Michel Temer (PMDB-SP).

CHUVA - As centenas de placas e milhares de bandeiras espalhadas ao redor da Igreja da Candelária, no centro do Rio, eram a mostra de que foi pequena a mobilização para a primeira caminhada e comício da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Cerca de 6.000 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, encararam a chuva fina que caia sobre a cidade para prestigiar o evento.

A petista chegou 45 minutos depois do horário previsto e percorreu apenas metade do trajeto esperado, entre a Candelária e a Cinelândia. A caminhada provocou o fechamento da principal via do centro do Rio, a Avenida Rio Branco, e todas as ruas adjacentes. O trânsito ficou um caos e muita gente não pôde pegar o ônibus para voltar para casa.

A chuva passou a cair mais forte, o que esvaziou ainda mais a Cinelândia. Militantes que carregavam bandeiras dos partidos aliados eram quem resistiam no local. Alguns confirmaram que estavam ali porque recebiam dinheiro para isso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;