Internacional Titulo
Jovens franceses são maiores fumantes de tabaco e maconha
Das Agências
20/02/2001 | 11:26
Compartilhar notícia


Na França, de cada três alunos de educação média um fuma todos os dias, colocando o país ‘‘claramente acima da média dos fumantes entre 30 países da Europa’’, segundo um estudo feito com 95 mil jovens de 16 anos, publicado nesta terça-feira.

A França também lidera o consumo de maconha entre os jovens de 16 anos.

Dois jovens europeus de cada três (69%) já fumaram pelo menos um cigarro em sua vida, um de cada três (37%) havia fumado no mês da pesquisa e 16% já fumaram maconha, segundo o estudo publicado por causa de uma reunião sobre o álcool e os jovens, organizada de 19 a 21 de fevereiro em Estocolmo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Européia (UE).

Na França, 72% dos jovens já fumaram pelo menos um cigarro e 44% fumaram durante o mês anterior à pesquisa.

A pesquisa revelou que as mulheres fumam mais que os homens.

‘‘Com 31% dos jovens de 16 anos que fumam a cada dia, a França está acima da média’’, informou Marie Choquet, do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica (INSERM), coordenadora do estudo na França.

‘‘O consumo de maconha na França também está claramente acima da média’’, prosseguiu a epidemiologista, que distingue ‘‘a experimentação’’ e o ‘‘consumo’’, que corresponde à utilização do produto ‘‘pelo menos dez vezes por ano’’.

A proporção de menores de 16 anos que consome maconha, pelo menos dez vezes por ano, é de 12% na França, contra 5% em 1993.

Esta proporção é de 13% na República Tcheca, que teve uma explosão de consumo entre 1995 e 1999, de 10% no Reino Unido, de 7% na Itália, de 2% em Portugal e de 1% na Suécia.

Na França, 35% dos alunos de educação secundária já experimentaram maconha pelo menos uma vez, assim como no Reino Unido e na República Tcheca. Um quarto dos jovens já fumaram maconha na Itália, quase tanto como na Dinamarca (24%), e 8% em Portugal e na Suécia.

Por outro lado, 6% dos jovens europeus (5% na França) já experimentaram drogas ilícitas (anfetaminas ou ectasy) distintas da maconha.

Neste caso o Reino Unido é o líder com 12%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;