Cultura & Lazer Titulo
Morre aos 93 anos autor de 'Sete anos no Tibet'
Da AFP
07/01/2006 | 18:49
Compartilhar notícia


O alpinista e escritor austríaco Heinrich Harrer, cujo romance autobiográfico "Sete anos no Tibet" foi filmado por Jean-Jacques Annaud em 1997, morreu neste sábado aos 93 anos.

De acordo com sua família, Harrer "se foi, com muita tranqüilidade, para a sua última expedição". O escritor morreu no hospital de Friesach (sul de Áustria), onde estava desde quinta-feira.

Nascido em 1912 em Knappenberg, Harrer era conhecido pela amizade com Dalai Lama, de quem foi professor na década de 40. Uma experiência interpretada na grande tela pelo ator americano Brad Pitt.

O austríaco entrou para a História do alpinismo no dia 24 de julho de 1938 ao realizar a primeira escalada dos dois mil metros da face norte do monte suíço Eiger, em companhia de outros alpinistas.

Às vezes polêmico, Harrer confirmou ter pertencido ao partido nazista e à SS de Adolf Hitler, mas sempre lamentou este episódio em sua vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;