Economia Titulo
Negociações com os EUA ainda estão abertas, diz secretário
14/03/2010 | 08:40
Compartilhar notícia


O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, disse acreditar que as negociações entre Estados Unidos e Brasil sobre a contraproposta referente às retaliações comerciais ainda não estão encerradas. "Há possibilidade de negociação, mas, neste momento, a iniciativa tem de partir dos Estados Unidos."

De acordo com Barral, o Brasil disse o que quer, que é a retirada dos subsídios à produção e exportação do algodão, conforme determinou a OMC (Organização Mundial do Comércio). Na semana passada, o governo publicou no Diário Oficial da União a lista de 102 produtos que terão alíquota do imposto de importação elevada para as compras dos Estados Unidos.

O impacto comercial é estimado em US$ 591 milhões, que seria maior do que o valor autorizado pela OMC para o setor de bens. No entanto, o País deverá ainda apresentar uma série de retaliações na área de propriedade intelectual e de serviços, denominadas retaliações cruzadas.

O ex-embaixador do Brasil em Washington Roberto Abdenur, que atualmente é consultor da Amcham (Câmara Americana de Comércio), disse que está otimista de que o lado norte-americano apresentará contraproposta. De acordo com Abdenur, nova delegação daquele país deverá vir ao Brasil nos próximos dias para apresentar ideias e negociar solução para o impasse comercial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;