Internacional Titulo
Confira números das perdas humanas e materiais da ofensiva israelense
Da AFP
21/07/2006 | 18:20
Compartilhar notícia


A ofensiva israelense no Líbano provocou a morte de 341 pessoas desde o dia 12 de julho, e os tiros do Hezbollah mataram 33 israelenses, sendo 15 civis e 18 militares, segundo um levantamento realizado na noite desta sexta-feira.

Das 341 pessoas mortas no Líbano, 305 são civis e 24 são militares. O Hezbollah também anunciou a morte de 11 combatentes, e seu aliado xiita Amal o falecimento de um de seus líderes.

Em paralelo, 106 palestinos e um soldado israelense morreram desde o dia 25 de junho na ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

As perdas materiais libanesas, avaliadas em vários bilhões de dólares pelo ministro das Finanças Jihad Azour, vêm principalmente da destruição:

- de instalações militares: quartel-general (Bint Jbail), quartéis (Jahmour e Kfarchima), base armada de inteligência militar (Abdé), bases armadas marítimas (portos de Trípoli e de Beirute), bases aéreas (Rayack e Qoleiaat), todas as estações de radar libanesas (segundo Israel).

- de instituições do Hezbollah: quartéis-generais, casa, escritório e QG de Hassan Nasrallah (chefe do Hezbollah), escritório do líder do movimento xiita pró-sírio Amal em Mssayleh, permanência do partido (Baalbeck), mesquita do imã Ali (Baalbeck), casa do xeque Mohammed Yazbeck.

- de eixos de comunicação: pontes (cerca de 40), estradas e autopistas ligando o Líbano à Síria (entre elas a estrada internacional Beirute-Damasco), aeroporto internacional de Beirute, portos (Beirute, Jounyeh, Trípoli).

- casas e prédios em aldeias do sul do Líbano e nos bairros xiitas do sul de Beirute, o bairro residencial cristão de Achrafieh em Beirute, quartel-general da força interina das Nações Unidas.

- caminhões de alimentos, pontos de estacionamento de frete, postos de gasolina, central elétrica, reservatórios de querosene do aeroporto de Beirute

- usinas, entre as quais a fábrica de laticínios Liban-Lait.

Em Israel, as cidades de Haifa, Zaraé, Tiberiade, Carmiel e São-João de Acre foram atingidas por foguetes do Hezbollah. O movimento radical xiita afirma ter atirado contra uma refinaria de petróleo no dia 16, e um navio de guerra israelense foi atingido perto de Beirute no dia 14.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;