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Área de escape do Aeroporto de Congonhas vai ganhar piso poroso
Da Agência Brasil
17/08/2007 | 21:08
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O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, deve passar nos próximos meses por uma reforma que vai permitir uma maior segurança às aeronaves na hora do pouso.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) estuda a construção na área de escape, no final da pista principal, de um piso de concreto poroso, que aumentaria o atrito ao se fragmentar e ajudaria a frear a aeronave. Após este recurso, seria colocada uma rede de cabos de aço (utilizada em porta-aviões), que teria a função de “segurar” o avião numa emergência.

“São duas medidas que estão sendo estudadas. A pista de Congonhas é curta e não tem uma grande área de escape. Então faremos esse piso de concreto poroso, que seria uma espécie de caixa de areia ou atoleiro, e ainda uma rede como último recurso para frear a aeronave que escape da pista”, explicou nesta sexta-feira o presidente da Infraero, Sérgio Gaudezi. “É uma idéia para melhorar a segurança. Vamos examinar o que há de melhor no mercado."

Há um mês, a pista principal de Congonhas foi palco da maior tragédia da aviação brasileira com a morte de 199 pessoas. A pista tem 1.940 metros de extensão e 45 metros de largura. “Temos uma área de escape pequena. Por isso vamos adotar essas medidas. Além disso, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve determinar um peso menor para os aviões que usam Congonhas em favor da segurança. Aeronaves mais leves são mais fáceis de parar”, frisou Gaudezi.

Já a conclusão do grooving (ranhuras para o escoamento da água) na pista de Congonhas deve ficar pronta no dia 8 de setembro.




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