Internacional Titulo
Nobel de Física é dividido em três
Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 10:59
Compartilhar notícia


O prêmio Nobel de Física foi concedido esta terça-feira, em Estocolmo, a três pioneiros das novas tecnologias da informaçao: Zhores Alferov, Herbert Kroemer e Jack Kilby, anunciou a Real Academia de Ciências da Suécia.

A metade do prêmio foi concedida a Alferov e Koremer e a outra metade a Kilby.

A Real Academia de Ciências explicou que decidiu conceder este 94º Prêmio Nobel de Física a ``cientistas cujos trabalhos assentaram as bases das novas tecnologias da informaçao, em particular mediante suas invençoes dos transistores rápidos, dos diodos laser e dos circuitos integrados'.

O russo Zhores Alferov, nascido en 1930 e diretor do Instituto de Física e Ténica de Sao Petersburgo, e Herbert Kromer, nascido em 1928, na Alemanha, e professor na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, foram premiados pelo ``desenvolvimento de heteroestruturas semicondutoras para a eletrônica rápida e a optoeletrônica'.

Os dois cientistas desenvolveram os transistores rápidos utilizados nos satélites de telecomunicaçoes e nas estaçoes de base dos telefones celulares.

Da mesma forma, sao frutos de seus trabalhos os diodos laser que, recorrendo à mesma tecnologia, encaminham os fluxos de informaçao nos cabos de fibra óptica da Internet.

A tecnologia das heteroestruturas também tem aplicaçoes nos sistemas de leitura dos compact discs, dos códigos de barra e nos sistemas de sinalizaçao luminosa.

``No futuro, as lâmpadas elétricas poderao ser substituídas por diodos eletroluminosos', indicou a Academia.

O americano Jack Kilby, nascido em 1923 e que trabalha desde 1958 na empresa Texas Instruments, foi recompensado por ``sua contribuiçao à invençao do circuito integrado (...), no qual se baseiam hoje as novas tecnologias', acrescenta o documento.

O circuito integrado eletrônico elaborado por Kilby se aplica atualmente a todos os domínios da vida corrente, ``dos computadores às máquinas de lavar roupa e automóveis, até às sondas espaciais e equipamento de diagnóstico médico, passando pelos videogames e calculadoras', explicou a Academia.

Os três cientistas dividirao os nove milhoes de coroas suecas (cerca de US$ 1 milhao), com que a Fundaçao Nobel atribui cinco dos seis prêmios criados por Alfred Nobel em seu testamento.

O rei Carl Gustaf da Suécia vai entregar os prêmios na cerimônia oficial, que será realizada, como todos os anos, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, falecido em 1896, em San Remo (Itália).

Esta terça-feira à tarde será anunciado o Prêmio Nobel de Química.

Depois, a ``temporada Nobel' continuará esta quarta-feira com o Prêmio de Economia pela Riksbank (o banco central sueco) e, na quinta-feira, com o de Literatura pela Real Academia de Suécia.

Finalmente, o Nobel da Paz será anunciado na sexta-feira, em Oslo, pelo Comitê Nobel da Noruega.

Esta segunda, o Prêmio Nobel de Medicina foi para os dois neurologistas americanos, Paul Greengard e Eric Kandel, e um farmacologista sueco, Arvid Carlsson.

No ano pasado, o Nobel de Física foi para dois holandeses, Gerardus't Hooft e Martinus Veltman.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;