Internacional Titulo
Reeleição de Bush torna o mundo mais perigoso
Da AFP
19/01/2005 | 19:40
Compartilhar notícia


De acordo com pesquisa realizada pela BBC e divulgada nesta quarta-feira, a reeleição de George W. Bush à Casa Branca tornou o mundo mais perigoso, segundo 58% das 21 mil pessoas ouvidas em 21 países, com exceção da Polônia, Índia e Filipinas que se pronunciaram a favor do presidente americano.

O sentimento anti-Bush é predominante na América Latina: 78% dos brasileiros e 79% dos argentinos associam a reeleição de Bush negativamente. Mesmo entre os aliados tradicionais dos Estados Unidos como Alemanha (77%), a França (75%) e a Grã-Bretanha (64%), assim como entre os vizinhos dos EUA, Canadá (67%) e México (58%), o ‘Governo Bush’ é visto com maus olhos.

A Turquia, país aliado dos americanos e único Estado muçulmano membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), é o que mais se opõe ao novo governo americano, sendo que 82% dos turcos consultados acreditam que o presidente passa uma imagem negativa para o mundo.

Nenhum dos 21 países ouvidos apoiam a idéia de enviar tropas ao Iraque ao lado das forças americanas. Cerca da metade das pessoas consultadas (47%) não vêem diferença alguma entre o governo Bush e o povo americano, além de ‘rotularem’ os Estados Unidos como uma péssima influência. As entrevistas foram realizadas de 15 de novembro a 5 de janeiro, com margem de erro de 2,5 a 4 pontos, segundo a GlobalScan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;