Internacional Titulo
Irã está prestes a operar com 164 centrifugadoras
Da AFP
20/03/2006 | 14:28
Compartilhar notícia


O Irã está preparado para incrementar suas atividades de enriquecimento de urânio, com a colocação em funcionamento de 164 centrifugadoras.

"O Irã está prestes a pôr em marcha em 'cascata' 164 centrifugadoras a gás UF6 (hexafluoruro de urânio)" em Natanz (centro), declarou um diplomata ocidental referindo-se a máquinas que funcionam em série.

O urânio enriquecido pode ser utilizado tanto para o funcionamento de reatores nucleares como para a fabricação de armas atômicas.

Estas declarações coincidem com uma reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas para exortar solenemente a República Islâmica a pôr fim a suas atividades vinculadas com o processo de enriquecimento de urânio.

Uma das formas de enriquecer urânio em altos níveis é através da utilização de centrifugadoras a gás.

O Irã possui 164 máquinas desse tipo instaladas na usina de Natanz, mas isso representa apenas um quinto do total necessário para que a usina de enriquecimento esteja totalmente operacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;