Internacional Titulo
Milhares protestam contra Le Pen em Paris
Das Agências
21/04/2002 | 19:56
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas fazem um protesto neste domingo à noite em Paris entre as praças da Bastilha e da República contra o candidato da extrema-direita Le Pen, que surpreendeu neste domingo na primeira etapa das eleições presidenciais, garantindo um lugar no segundo turno com o presidente de direita Jacques Chirac e eliminando da disputa o primeiro-ministro socialista Lionel Jospin.

Segundo constataram jornalistas, os manifestantes gritavam "Le Pen fascista" e "Fora Le Pen". Na Bastilha, há pessoas de várias idades, que responderam ao chamado da associação "Juntos contra a pena de morte", poucas horas depois da divulgação dos resultados do primeiro turno das eleições presidenciais.

Reunidos na praça da Bastilha, eles cantavam todos juntos: "Somos todos filhos de imigrantes" e "Le Pen ao calabouço, Chirac à prisão".

Alguns carregavam cartazes feitos às pressas nos quais se lia "Resistamos". A várias quadras dali, nas proximidades da praça da República, manifestantes que responderam ao chamado da "Abaixo a Frente", referindo-se à Frente Nacional de Le Pen, e da Liga Comunista Revolucionária (LCR) gritavan "F como fascista e N como nazista". Alguns pintaram as paredes com "não passarão", em meio a aplausos de outros manifestantes.

O candidato à presidência dos Verdes ecologistas, Noel Mamere, estava entre os manifestantes. Entre as duas praças, jovens carregavam cartazes de cartolina que diziam "Parem Le Pen" ou "Me envergonho de ser francês".

"Estou aqui para protestar contra o avanço da extrema-direita, isto mostra a implosão do sistema. Chirac contra Le Pen significa que a Quinta República (NDLR: fundada em 1958) morreu", disse a filósofa Jacques Pexier.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;