Internacional Titulo
Defesa pede absolvição de três fotógrafos do caso Diana
Da AFP
22/06/2004 | 14:00
Compartilhar notícia


A defesa de três dos nove repórteres que fotografaram a princesa Diana e seu namorado Dodi al-Fayed na noite de 31 de agosto de 1997, em que ambos morreram em um acidente em Paris, pediu nesta terça-feira a absolvição dos profissionais no processo de apelação, como já ocorreu na decisão do juiz de primeira instância.

A promotoria e o pai de Dodi, o empresário Mohamed al-Fayed, apelaram da primeira decisão do tribunal, divulgada no dia 28 de novembro de 2003.

O promotor defendeu penas de prisão com possibilidade de fiança para três fotógrafos: Fabrice Chassery, Jacques Langevin e Christian Martínez, acusados de atentado contra a vida privada.

No caso das três fotografias tiradas depois da batida do veículo contra uma das pilastras de um túnel de Paris, a defesa afirmou que se tratava de um caso de "direito à informação" e pediu a absolvição dos repórteres.

Em relação às três imagens feitas na saída do hotel Ritz, o primeiro veredicto pode ser modificado se o tribunal considerar que houve atentado contra a vida privada, admitiu a defesa.

A decisão será anunciada no dia 14 de setembro.

Acidente - O processo sobre as causas do acidente foi encerrado em abril de 2002 pela justiça francesa, quando o Supremo Tribunal de Paris não aceitou a acusação de homicídio involuntário contra os nove fotógrafos que perseguiram o casal no dia do acidente.A justiça considerou que o acidente foi provocado pelo motorista do Mercedes de Diana, que havia ingerido muito álcool e dirigia o carro em alta velocidade para escapar dos fotógrafos.No entanto, na Grã-Bretanha foram abertas duas investigações, em janeiro, que retomam a tese de complô contra Diana, defendida pelo pai de Dodi al-Fayed.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;