Cultura & Lazer Titulo Literatura
Legado é revisto em biografia

Livro disseca a história da banda inglesa Pink Floyd

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
08/06/2012 | 07:43
Compartilhar notícia


Banda inglesa de história marcada por oscilações, que já teve desentendimentos em maior evidência do que êxitos artísticos, Pink Floyd é tema de biografia escrita pelo jornalista Mark Blake, que também assina livros sobre Bob Dylan, Queen e Keith Richards.

Não à toa alçada por especialistas ao posto de potencial biografia definitiva do grupo, "Nos Bastidores do Pink Floyd" (Editora Évora, 456 páginas, R$ 59,90 em média) narra de maneira cuidadosa a trajetória da banda, desde a origem até a dissolução, enquanto apresenta detalhes sobre os sonhos e medos de Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason, Richard Wright (1943-2008) e Syd Barrett (1946-2006).

A obra vai além ao fornecer informações sobre a vida dos garotos rebeldes de 16 anos, que tinham pais ausentes, e se estende a períodos mais recentes como 2005, quando os quatro músicos remanescentes dividiram o palco em Londres após hiato de 24 anos.

Para escrever o livro, Blake colheu depoimentos de integrantes do conjunto, além de entrevistar pessoas próximas aos músicos como produtores, namoradas e amigos de infância, dentre eles figuras que nunca haviam sido procuradas para comentar sobre a relação com a banda formada em Cambridge. Lançada originalmente em 2007, "Nos Bastidores do Pink Floyd" é leitura obrigatória não para só os fãs do grupo, famoso por suas letras contestadoras, mas também para os admiradores da história do rock.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;