Economia Titulo
Dresdner Bank e Deutsche Bank rompem fusao
Do Diário do Grande ABC
05/04/2000 | 14:05
Compartilhar notícia


O Dresdner Bank anunciou nesta quarta-feira que rompeu ``com efeito imediato' as negociaçoes com o Deutsche Bank sobre a fusao dos estabelecimentos. O Dresdner acusou o Deutsche de haver ``traído sua confiança' e causado o fracasso da fusao entre os dois, que pretendiam criar a maior casa bancária do mundo. O maior e o terceiro maior banco da Alemanha (Deutsche e Desdner, respectivamente), tinham anunciado a associaçao, definida como uma ``fusao entre iguais' em 9 de março.

Nesta quarta-feira o Dresdner Bank divulgou um comunicado anunciando o fim do processo de fusao.

``O conselho do Dresdner Bank decidiu por unanimidade romper o processo de fusao com o Deutsch Bank, com efeito imediato. Por seu comportamento, o Deutsche Bank destruiu a base de confiança em que se baseava a associaçao. Uma fusao às custas do Dresdner nao interessa nem aos seus acionistas, nem aos seus clientes e nem aos seus empregados', diz o documento.

``Em lugar da fusao entre iguais o Deutsche Bank exigira, depois do anúncio da uniao, que fosse vendido, no todo ou em parte, o Dresner Kleinwort Benson (banco de investimentos do Dresdner). Além disso, o Deutsche nao aceitava propostas construtivas, sobre critérios objetivos e racionais, para adiantar o processo de integraçao no banco de investimentos', acrescenta o comunicado. Segundo a imprensa, houve muitas divergências entre os dois bancos por causa do Dresdner Kleinwort Benson.

O presidente do conselho diretor do Deutsche Bank, Rolf Breuer, confirmara que a fusao cortaria cerca de 16 mil empregos até 2002. Breuer confirmou assim as declaraçoes de um membro do conselho de fiscalizaçao do Deutsche Bank, o dirigente sindical Gehard Renner, que no início de março antecipou a possibilidade de demissoes. O anúncio oficial da uniao dos bancos estava marcado para 1º de julho de 2000.

O Deutsche Bank nao quis comentar a informaçao imediatamente.

A decisao provocou a queda imediata das bolsas de valores européias. A bolsa de Paris operava em baixa de 3,34% e de Frankfurt -3,37% logo após o anúncio. A bolsa de Londres nao funcionava, por problemas técnicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;