Internacional Titulo
Biografia faz balanço do pontificado de João Paulo II
Da AFP
02/10/2003 | 22:24
Compartilhar notícia


Escrito pelo jornalista francês Bernard Lecomte, o livro João Paulo II, último de uma longa lista de obras consagradas ao primeiro papa polonês da história, conta em 640 páginas a história do “último gigante de nossa época”. Em um momento em que a sucessão deste papa já aparenta estar aberta, o livro faz um balanço dos 25 anos do pontifiado de João Paulo II.

Um balanço que contrasta “sucessos incontestáveis” (seu papel na queda do comunismo europeu, na aproximação entre cristãos e judeus), e “desilusões” (a impotência diante da guerra, o fracasso do diálogo com os ortodoxos). Lecomte dedica a primeira parte do livro aos 50 primeiros anos da vida de Karol Wojtyla: sua paixão pelo teatro, suas amizades, seu amor pelo esporte e pela filosofia, sua exigente vocação religiosa.

Reparação – O secretário particular do papa, o polonês Stanislaw Dziwisz, que trabalha com Wojtyla desde os anos 70, quando ele era arcebispo de Cracóvia, disse nessa quinta-feira que o cardeal Joseph Ratzinger chorou, ao ver que a revista eletrônica Bunte, de Berlim, publicou uma entrevista sua, na qual dizia que João Paulo II estava mal e pedia que os fiéis rezassem por ele.

Segundo Dziwisz, que foi promovido a arcebispo, as declarações de Ratzinger foram mal interpretadas ou superestimadas, pois o que o cardeal disse textualmente não foi que o “o papa está mal”, mas sim que, “se o papa está doente, reze por ele”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;