Internacional Titulo
Câmara de Representantes limita processos movidos por obesos
Da AFP
19/10/2005 | 20:11
Compartilhar notícia


A Câmara de Representantes dos EUA adotou nesta quarta-feira um projeto de lei destinado a proteger os restaurantes e os grupos alimentares americanos das ações judiciais lançadas por obesos que acusam os estabelecimentos de servir comida muito gordurosa e cheia de açúcar.

Por 307 votos a favor e 119 contra, os representantes aprovaram a "lei sobre a responsabilidade individual no consumo alimentar", estipulando que os americanos que engordam porque comem muita gordura e açúcar não têm do que reclamar.

"Os processos fantasiosos contra a indústria alimentar são a nova maneira de não assumir sua responsabilidade individual. Uma grande maioria dos americanos se opõe a estes processos abusivos e está enojada com estas demandas fantasiosas na Justiça", criticou o republicano James Sensenbrenner.

O texto, que também deve ser adotado pelo Senado para ter força de lei, vai limitar o número de processos por obesidade ou excesso de peso contra a indústria de alimentos.

"Estes processos seriam risíveis, se eles não causassem tanto prejuízo no setor agroalimentar", comentou Sensenbrenner, que também é presidente da Comissão Judiciária da Câmara dos Representantes.

"Além de fazer pesar uma ameaça (sobre o futuro) da indústria alimentar e de seus 12 milhões de funcionários, esses processos nocivos aumentam os custos alimentares para os consumidores americanos", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;